Quem Somos

O Curso Miguel Couto, fundado em 8 de fevereiro de 1963, continua prestando serviços de pré-vestibulares desde aquela época.

Há mais de duas décadas, foi adquirido pelo Curso Miguel Couto o Instituto Guanabara, hoje designado Colégio Miguel Couto -Tijuca.

Hoje o Colégio Miguel Couto possui 11 (onze) unidades, distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro, utilizando material didático próprio e todo o seu Projeto Político Pedagógico, denominado Sistema Miguel Couto de Ensino, que inclui, ainda, a estruturação e confecção de testes, provas e simulados.

Os constantes encontros com os familiares dos nossos alunos em reuniões ou eventos fortalecem, cada vez mais, a manutenção do nosso compromisso com a formação integral e continuada, bem como o fortalecimento dos valores ético-sociais e morais que definem o caráter de cada cidadão.

Nossos professores, muitos, inclusive, nossos ex-alunos, mantêm a solidez da estrutura educacional já estabelecida e aproximam a modernidade com a tradição de educação de 1ª classe do Colégio Miguel Couto.

Nosso objetivo maior é motivar os alunos a se tornarem cidadãos (valores morais) com a formação cultural elevada junto com os valores comportamentais (virtudes morais),que os nortearão ao longo das suas vidas.

Princípio Didático – Pedagógico

O homem deve ser atendido em toda a sua dimensão – biológica, psicológica, social, cultural e histórica – e deve dispor dos recursos que satisfaçam as suas necessidades, para que domine a realidade. Portanto, é fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humanas.

A formação integral é um “saber essencial”, isto é, aquele que considera como eixo central do processo educativo a pessoa humana e sua realidade, promovendo o autodesenvolvimento.
As principais dimensões que caracterizam o perfil do homem integral são: afetividade, criatividade, racionalidade, efetividade, criticidade, sentido ético. Esses aspectos são trabalhados de forma equilibrada e simultânea dentro do nosso cotidiano escolar.

O Colégio Miguel Couto tem como finalidades:

a) Proporcionar a seus alunos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como pessoas e como membro da sociedade nacional;

b) Orientar seus alunos sobre seus direitos e deveres cívicos, incutindo-lhes respeito à autoridade legitimamente constituída;

c) Preparar os educandos para o trabalho como elemento de sua formação integral;

d) Desenvolver a concepção de uma comunidade-escola cujos integrantes são agentes responsáveis pelo processo educativo;

e) Proporcionar uma educação alicerçada na herança cultural e no preparo para o futuro;

f) Dotar o aluno de uma cultura básica que lhe permita desenvolver-se como homem livre, dando-lhe oportunidade de criar uma consciência crítica e incentivando-o a uma atitude constante de auto-avaliação e desejo de permanente crescimento;

g) Promover a dinamização do currículo, tornando-o capaz de atuar como processo global de formação e informação;

h) Conscientizar educadores e educandos como sujeitos co-responsáveis do próprio crescimento e desenvolvimento comunitário;

i) Desenvolver nas reuniões um espaço para (re) pensar, buscando uma unidade maior de ação entre professores-escola-alunos-famílias.